sábado, 17 de abril de 2010

Cultura ou Solidão

É curioso o hábito de ler no metrô dos espanhóis. Há sempre milhares de pessoas com caras enfiadas em grossos livros; mesmo as pessoas que estão em pé, se equilibram para nao pararem de ler; às vezes, seguem assim até mesmo enquanto caminham para trocar de uma linha à outra.
Sao poucos os que lêem revistas ou jornais, mas há todos os tipos de livro! Outro dia me lembrei da Lai, porque havia um homem lendo "O Homem que confundiu sua mulher com um chapéu" (livro que ela me deixou curiosíssima pra ler também. Quase fui pro lado do cara pra ir acompanhando com ele), gente lendo "Cien años de soledad", outros "Crepúsculo", "Harry Potter", livros de matemática, com histórias em quadrinhos, romances, comédias ou policiais. Há de tudo!

São cultos??? Sim, talvez...

Mas a impressao que dá é que, na verdade os livros são uma defesa, uma maneira de se proteger dos olhares perdidos no espaço pequeno de um vagão . A barreira que impede que alguém venha falar qualquer coisa contigo, mesmo que seja pra pedir só uma informação... As pessoas se isolam ali naquele mundo individual do seu livro de metrô.

Nenhum comentário: